Now Reading
5 razões para usares React no teu projeto

5 razões para usares React no teu projeto

AFFINITY TIPS – 5 razões para usares React no teu projeto

O que é React?

React é uma library JavaScript open source, criada para construir user interfaces de forma extremamente eficiente, simples e flexível. Foi criado internamente pela equipa de desenvolvimento do Facebook em 2011, mais especificamente por Jordan Walke, e foi tornado open source cerca de 2 anos depois, em 2013.

Desde então, tornou-se numa das frameworks front-end (ou library, neste caso) mais utilizadas em todo o Mundo, tendo sido adotada por centenas de milhares de empresas, onde se incluem Facebook e Instagram, como expectável, mas também Apple, Netflix, Paypal, Amazon e muitas outras.

Se queres saber porquê e se também o deves fazer, deixo-te 5 razões para usares React no teu projeto:

  • Velocidade de desenvolvimento

React, quando comparado com outras frameworks front-end, é bastante fácil de aprender, aliás essa é inclusive uma das razões para ter ganho tanta tração em tão pouco tempo. Qualquer programador com experiência em JavaScript terá bastante facilidade em ambientar-se com React, tornando-se tremendamente intuitivo perceber a grande maioria dos seus fundamentos.

Este facto é evidentemente um fator bastante importante, pois não só permite que as empresas consigam encontrar talentos em React de forma mais fácil, como também permite que as respetivas equipas construam os seus projetos de forma bastante célere e eficiente.

  • Flexibilidade

Outra das grandes vantagens de React é o seu design modular, usando uma arquitetura component-based, permite aos programadores criarem componentes reutilizáveis em qualquer parte da aplicação, o que torna a mesma muito mais ágil, fácil de manter e escalar.

No fundo, é algo que facilita imensamente a vida dos programadores, visto que os mesmos não necessitam de escrever ou duplicar código para ter determinadas funcionalidades em diferentes sítios da aplicação, assim como sempre que é necessário efetuar mudanças estas são feitas apenas no componente em questão e não em múltiplos sítios.

É assim fácil concluir que esta flexibilidade toda permite uma enorme poupança de tempo, assim como também a nível financeiro no longo prazo.

  • Performance

React assenta num modelo one way data flow, ou unidirectional data flow, o que significa que a informação ou data flui de cima para baixo, ou seja do parent para os childs, e não vice-versa.

Isto é algo que se traduz em bastante estabilidade e previsibilidade, no entanto introduziu um problema quando existem atualizações num nível elevado na tree, visto que estas têm bastante impacto nas layers mais abaixo na aplicação e consequentemente a performance não era a desejada, devido ao elevado número de elementos a atualizar.

Para resolver este problema, a equipa de desenvolvimento do Facebook criou o virtual DOM, que como o nome sugere, não é mais do que uma réplica ou representação virtual do real DOM. O virtual DOM é assim responsável por assimilar as alterações que ocorrem na aplicação, comparando-as de seguida com uma snapshot do virtual DOM, tirada antes destas alterações (e baseada no real DOM), procedendo por fim apenas à atualização do elemento ou elementos onde ocorreram mudanças no real DOM, ao invés de toda a tree para baixo.

Isto foi literalmente um game changer para React, sendo que quando olhamos para as vantagens e desvantagens do mesmo, esta é claramente uma das maiores vantagens.

  • SEO-friendly

Já reparaste como por vezes, quando pesquisas por algo no Google, há determinados sites que aparecem no topo um elevado número de vezes? Isto deve-se ao facto de terem uma excelente search engine optimisation, ou SEO.

Neste sentido, React ajuda a construir aplicações SEO-friendly ao permitir por exemplo server side rendering, dynamic rendering, introdução de meta tags, entre outros. Por vezes, pode não ser extremamente intuitivo trabalhar com estas técnicas ou best practices, no entanto quando aplicadas com rigor elas garantem que qualquer aplicação terá um SEO exemplar.

See Also
Regulamento de ePrivacy – O que contempla e o que significa?

  • Comunidade

Assim como outras frameworks front-end, React também tem uma enormíssima comunidade por trás, o que deverá ser sempre uma das razões para se usar, ou não, uma determinada tecnologia, principalmente se estamos numa fase inicial de aprendizagem.

Ao longo dos anos, esta comunidade tem contribuído fortemente para o crescimento de React e serve de suporte para milhares e milhares de programadores todos os dias, quer respondendo a dúvidas e questões em múltiplas plataformas para este efeito, como produzindo vídeos e artigos um pouco por toda a Internet.

Conclusão

E pronto, agora que ficaste a saber 5 razões para usares React no teu projeto, lembra-te que apesar de extremamente válidas, e de evidentemente existirem mais, existem também algumas desvantagens. Inclusive, algumas das razões ou vantagens mencionadas acima poderão também ser vistas como desvantagens nalguns casos.

Por exemplo, a velocidade de desenvolvimento e de atualizações a que React está sujeito, tem obviamente implicações na criação de documentação eficaz que consiga acompanhar estas mesmas atualizações – aqui, a comunidade tem prestado um enormíssimo serviço a todos os programadores; outro claro exemplo é a flexibilidade, visto que normalmente as frameworks ou libraries têm os seus standards e padrões gerais de como os programadores devem escrever código e trabalhar com as mesmas, no entanto em React, devido à sua extrema flexibilidade, por vezes determinados padrões de desenvolvimento podem ser menos previsíveis do que o desejável, podendo inclusive variar de equipa em equipa, ou projeto em projeto.

Por estes motivos, lembra-te sempre que a framework ou library que deves usar no teu projeto deve ser sempre uma decisão bastante ponderada, acima de tudo por existirem tantas e tão boas opções. Deves acima de tudo avaliar os prós e contras das opções que consideres válidas, perceber as potencialidades da equipa em que estás inserido, ter conhecimento acerca do projeto em questão e no final tomar uma decisão o mais informado possível. E já sabes, em caso de dúvida, React não te deixará mal com certeza!

What's Your Reaction?
Like
1
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.