Now Reading
5 Dicas para um CV vencedor

5 Dicas para um CV vencedor

Um bom CV é a primeira grande oportunidade para causar boa impressão junto de um potencial empregador. Num mundo cada vez mais dinâmico, construir um CV visualmente apelativo, com informação relevante, clara e sucinta pode determinar se nos é dada a oportunidade de melhor nos apresentarmos numa entrevista ou se somos imediatamente afastados do emprego dos nossos sonhos! Apesar do seu carácter subjetivo existem algumas boas práticas e dicas que queremos partilhar contigo para que garantas um cartão de visita vencedor!

“Evita a todo o custo o formato Europass!”

1. Como selecionar a informação pessoal e profissional mais relevante?

Começa pelas informações básicas: nome completo, localização (ou disponibilidade geográfica), contacto telefónico e email, são fundamentais para conseguirmos chegar até ti. Os idiomas que dominas, a tua formação académica e certificações relevantes são dados a incluir. Os projetos em que estiveste devem incluir sempre data de início e fim, bem como uma explicação breve das tuas responsabilidades ou conquistas. Se estás à procura do primeiro projeto profissional, partilha alguns dos teus trabalhos académicos mais importantes e experiências extracurriculares. Não te esqueças de resumir! Apresenta as tuas experiências de forma clara e sintetizada. Vais ter tempo de detalhar, nós vamos querer conhecer-te melhor e, o próximo passo, será a entrevista!

2. Quantidade é qualidade?

Não necessariamente! Ainda existe a ideia de que um profissional com muita experiência tem de ter um Curriculum de várias páginas. Ou que um profissional com pouca experiência tem de pôr tudo o que fez (e não fez) no CV. São mitos! É importante fazermos uma boa seleção de informação, deixamos várias dicas no primeiro ponto. Idealmente, o CV deverá ter entre uma ou duas páginas, o que é mais do que suficiente para te conhecer na primeira fase do processo.

3. Como estruturar o CV?

Aqui temos uma dica bastante útil para ti. Tens LinkedIn? Se a tua resposta é não, então aconselhamos-te a criar um perfil rapidamente. Se sim, recomendamos que olhes para a forma como o LinkedIn estrutura e organiza a nossa informação profissional e inspira-te. Esta organização visual é muito útil para nós recrutadores porque nos ajuda a “ler” mais rapidamente o teu percurso. Começa do projeto mais recente para o mais antigo e não te esqueças de colocar as datas para nos ajudares a perceber a duração de cada um. A informação académica normalmente vem no final, se fores um profissional já com alguma experiência. Se não é o teu caso, começa então com a informação académica e desenvolve este tópico. Mais uma vez sê seletivo. Não aglomeres informação, tenta organizar os projetos por tópicos. Por fim, coloca a tua informação pessoal ou pequena introdução num local visualmente destacado, como no cabeçalho ou na parte lateral da página. Gostamos sempre de te conhecer melhor através das tuas próprias palavras!

4. Qual o formato ideal do CV?

Não existe um formato ideal ou perfeito. A nossa dica mais útil é… Evita a todo o custo o formato Europass! Este tipo de CV já passou de moda e é pouco pessoal, por isso, usa o teu poder de pesquisa ou simplesmente a tua imaginação para chegares a um formato visualmente agradável e organizado que nos permita conhecer-te de uma forma clara e ágil. É importante não usares cores fortes e evitar o fundo colorido. Simplificar é a palavra de ordem.

5. Terminaste? Revê, revê e revê outra vez!

Acredita: CV’s com erros são muito mais frequentes do que imaginas! A nossa dica? Revê bem todo o conteúdo antes de submeteres. Primeiro, certifica-te que todos os teus dados e contactos estão corretos e atualizados – incluindo o teu nome, email, telemóvel – um simples erro num contacto telefónico pode ser o fator que impede o recrutador de chegar até ti. Segundo, relê toda a informação e pede a outra pessoa que o faça também validando todo os conteúdos. Erros ortográficos ou frases sem sentido não são um bom cartão de visita. Por último, se incluíres hiperligações confirma que estão todas a funcionar corretamente. Caso contrário não terão qualquer utilidade e passarão uma imagem descuidada e negligente.

CV pronto? Altura de te candidatares àquele emprego de sonho!

Boa sorte e muitos sucessos!

What's Your Reaction?
Like
1