Now Reading
As dificuldades podem ser o teu maior aliado! Queres saber como?

As dificuldades podem ser o teu maior aliado! Queres saber como?

Affinity difficulties challenges overcome development growth

Todos enfrentamos dificuldades.
Todos os dias.

As dificuldades são parte garantida da nossa vida e estão por toda a parte: escolhas que temos dificuldade em fazer, decisões que temos dificuldade em tomar, processos que temos dificuldade em perceber, aprendizagens que demoramos mais a assimilar… Um pouco por todo o lado enfrentamos momentos em que uma dificuldade, maior ou menor, nos parece imobilizar e impedir de atingir os nossos objetivos.

Mas… e se vos disser que as dificuldades são o nosso maior aliado para a realização?

Na dificuldade desenvolvemos a nossa capacidade imaginativa, exploramos a elástica mental de criação de hipóteses, ficamos mais abertos para novas possibilidades, para arriscar. O desconforto da dificuldade conduz-nos à procura pelo conforto novamente e por isso mesmo, leva-nos à busca pela solução/resolução, conduzindo um processo de autoconhecimento, conhecimento dos outros e conhecimento do meio.

Uma vida sem dificuldades seria uma vida aborrecida. Um trabalho sem dificuldades não nos traria qualquer sentimento de concretização, de vitória, de realização. A verdade é que sim, se pensares nisso, são as dificuldades que te tornam mais capaz, mais forte, mais preparado, mais competente e, por consequência, mais vencedor.

Por isso, negativismos à parte, como podemos tirar o melhor partido das dificuldades saindo delas eficientemente? Deixo aqui algumas dicas:

 

1. Desconstrói a tua dificuldade. Agarra numa folha e numa caneta e escreve o teu problema. Escreve todas as formas possíveis de solucionar, mesmo as mais descabidas, mesmo as que o teu cérebro te diz que não têm sentido. Escreve tudo o que te vier à cabeça. Faz esquemas. Às vezes não conseguimos pensar com clareza porque paralisamos na auto-cobrança e na busca desenfreada por respostas imediatas num turbilhão que embacia a lógica. Escrever os nossos pensamentos liberta-nos das perspetivas destrutivas que tomam conta de nós em momentos de dificuldade. Por outro lado, visualizar o problema por escrito ou em esquema torna-o mais claro, mais factual, menos emocional, menos grave e, por consequência, mais resolúvel.

See Also
Dev Ops Tech

2. Procrastinate! Não, não estou a dizer para passar a nossa tarefa/decisão para segundo plano e fingir que não existe, mas às vezes, quando estamos perante uma dificuldade e não conseguimos sair dela perdemos o nosso foco e a capacidade de ver a ‘bigger picture’. Vai passear, correr, brincar com o teu animal de estimação, pintar, desenhar, navegar na internet, jogar o teu jogo preferido, meditar ou simplesmente deixa a tarefa que te está a angustiar e dedica-te a outra, deixa o pensamento que te está a atormentar ocupando a mente com algo que te absorva. Depois volta. De cabeça fresca e/ou um novo olhar estamos menos movidos pela intensidade da emoção e passamos a ter uma visão mais clara da solução, ou possíveis soluções.

3. Concentra-te na solução e não no problema. Tudo é uma questão de perspetiva. Tudo o que hoje te parece uma dificuldade amanhã ou não te lembras ou ganhaste uma história para contar. Traça objetivos, cultiva a positividade e pensa a longo prazo. De que vale alimentar o que não consegues controlar? Foca-te no que está ao teu alcance fazer para te levar mais perto dos teus objetivos. Se errares tenta de novo. Quem mais vence é quem mais erra, porque é quem mais tenta.

4. Pratica desporto ou atividades físicas que gostes. A melhor forma de solucionar um problema é em prevenção e a melhor forma de prevenir um problema é treinar o nosso cérebro para a flexibilidade. Entrando e saindo do problema sem deixar que ele tome conta de nós. O exercício físico é uma excelente forma de libertar stress, ansiedade, preocupação e incorporar em nós uma ‘política de superação’. Coloca-te metas concretizáveis e torna-as progressivamente mais ambiciosas. Além de te permitires à celebração, ao fazeres desporto libertas endorfinas e dopaminas, que ajudam a encarar a vida e as dificuldades de forma mais positiva!

Vais colocar algumas destas dicas em prática?
Boa sorte com todos os teus projetos!

What's Your Reaction?
Like
6
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.