Como nos manter atualizados com Angular
Apaixonado por tecnologia desde que se lembra, o Vitor estudou…
Um pouco de história
Existe, ainda hoje alguma confusão, principalmente para quem começa a dar os primeiros passos na area de Angular sobre as designações AngularJS, Angular ou Angular2. Começando já por esclarecer, de forma simples, a diferença mais obvia entre eles é que AngularJS, é a versão 1 de Angular e utiliza javascript, Angular2 ou apenas Angular, é a versão que utiliza Typescript. Hoje em dia apenas dizemos Angular e não Angular2. Esta possível confusão foi gerada porque quando saiu a versão 2, a versão 1 ainda era tratada como Angular ao invés de AngularJS. Para simplificar, a equipa decidiu renomear Angular1 para AngularJS e todas as versões depois da 2, para apenas e só Angular. De forma a ilustrar tudo isto, deixo um link onde podem ver diferenças entre as versões ao longo do tempo:
Free Tip: Atenção à informação que colocam no CV, se é mesmo AngularJS que queriam dizer em vez de Angular ou vice versa, pode acabar por “sair caro” no dia da entrevista.
É possível migrar uma aplicação AngularJS para Angular?
Fazer migração de uma aplicação AngularJS para Angular é possível, embora seja uma tarefa trabalhosa e não aconselhada. O melhor nessas situações e até como forma de criar algo bem estruturado, é mesmo refazer a aplicação em Angular de raiz. No entanto, para o caso de “ter mesmo que ser”, fica aqui a documentção disponibilizada pela equipa de Angular:
Formas de nos manter-mos atualizados
Entender a timeline de novas versões
É importante perceber a timeline de forma a ter uma melhor versão do tempo que temos para investigar, testar e pôr em prática as novidades de cada versão.
A cada 6 meses sai uma nova versão major (ex: versão 14, versão 15, etc) e entre cada versão destas pode sair entre 1 a 3 versão minor (ex: 15.1, 15.2, etc). Informação mais detalhada do tempo dado de suporte para cada versão, está na seguinte página:
Desta forma, já sabemos que temos cerca de 6 meses para estar a par de todas as novidades da nova versão. Mas é realmente necessário estar atualizado com tudo o que vai saindo?
Sim e não.
Sim, se a nossa função no projecto/empresa incluir formar pessoas em Angular, se for o caso, é importante saber de forma rigorosa o que está a acontecer em cada versão. Não sendo o caso, não é imperativo estar sempre a par das atualizações pois uma das coisas que é implementada em Angular é a compatibilidade com versões antigas, isto é, o código antigo continuar a funcionar mesmo com novas versões de Angular.
Felizmente a equipa de Angular trabalha bastante para que cada um de nós tenha a vida facilitada quando fazemos update para uma nova versão, pois vem incluido scripts executados automaticamente de forma a mudar no projecto, certas funcionalidades que foram atualizadas, mas mantendo ainda assim a funcionalidade intacta com o comportamento da versão anterior.
Na versão 14, por exemplo, foram implementados os Typed Forms, quem estava a usar Forms de forma genérica, na versão 14 viu que passou de Form para UntypedForm, no entanto, a funcionalidade é a mesma. É, no entanto, preciso ter em atenção a certos aspectos, como a compatibilidade com browser. Exemplo disso é as versões mais atuais de Angular deixarem de ser compatíveis com versões mais antigas do Internet Explorer. O meu conselho é que, antes de fazerem update, vejam o que é descrito no site de update de Angular. A versão 12, por exemplo, deixou de ter suporte ao IE11.
Qual é, então, a melhor forma de nos mantermos atualizados?
Existem algumas formas para esse efeito e podemos começar pela forma mais tradicional: o próprio blog de Angular, visto que é permanentemente atualizado com artigos sobre cada nova versão lançada, partilhando o que há de novo e exemplos, bem como outros artigos diversos úteis para aprender novas funcionalidades. Partilho abaixo o link para o blog Angular bem como o link para o medium onde podem encontrar igualmente artigos interessantes:
- Blog Angular: https://blog.angular.io
- Blog Medium: https://medium.com
Uma segunda forma bastante pertinente são as comunidades. Não estamos sozinhos, existem outros tantos profissionais, espalhados pelo mundo fora que tal como nós, querem estar atualizados e juntam-se às comunidades para nos ajudar ou serem ajudados. Deixo um link onde podem encontrar algumas comunidades:
- Comunidades: https://dev.to/t/angular
Da mesma maneira que temos blogs e comunidades, para quem gosta de aprender através da leitura, consulta e troca de conhecimento, temos também a opção de vídeo. No YouTube podemos encontrar bastante conteúdo que nos vai ajudar com todas as novidades para quem prefere adquirir conhecimento desta maneira, permitindo estar a ver os videos e fazer ao mesmo tempo.
Claro está que a equipa de Angular tem canal próprio tornando-se, mais um vez, um dos sítios-chave para começar a perceber todas as novidades:
Para outros vídeos, basta procurar por Angular seguido da versão (ex: Angular 15.1)
Uma última forma de nos manter-mos atualizados, é sem dúvida, as tão importantes formações. Por mais que sejamos experts no que fazemos, as formações acabam por nos permitir explorar formas mais eficientes/correctas de fazer algo que já fazemos, bem como, mostrar de forma prática algumas das novidades. Ficam alguns links para sites/plataformas onde podem encontrar cursos relevantes:
- Udemy: https://www.udemy.com
- Angular University: https://angular-university.io
- Agregador de plataformas: https://www.classcentral.com
Notas finais
Este artigo serve para mostrar e ajudar qualquer programador Angular a estar mais atualizado a cada nova versão, no entanto, estas são apenas guidelines. Cada profissional encontrará ao longo do tempo e com a experiência, a forma que lhe é mais fácil e conveniente para se manter atualizado.
Como outros developers, eu estou sempre disponível para aprender com os meus colegas e por isso, peço que deixem comentários, sugestões ou até outros links relevantes, para que eu e restantes leitores, possamos continuar a aprender/evoluir e melhorar a nossa estratégia para aprendizagens futuras.
What's Your Reaction?
Apaixonado por tecnologia desde que se lembra, o Vitor estudou Engenharia Informática e é hoje developer na Affinity. Procura evoluir a tempo inteiro, aprendendo algo novo todos os dias e estando sempre disponível para ajudar os outros. Para além da informática, tem dois hobbies principais: a fotografia e consolas e jogos de video, sendo, no caso deste último, também um colecionador.