Now Reading
Descobre a tua veia H@ck3R

Descobre a tua veia H@ck3R

Do you have a hacker in you? Cybersecurity João Figueiredo

Muitas vezes um Hacker é confundido com um cibercriminoso, mas esse é um conceito errado e antiquado. Hacker é um termo usado para caracterizar alguém autodidata com um mindset direcionado para resolução de problemas, procura e explora caminhos pouco ortodoxos, e/ou alternativos para atingir objetivos específicos fora do que é convencional ou normal.

Nem todos os Hackers são hackers informáticos. Há por exemplo pessoas que agarram num objeto com uma utilidade específica e o transformam ou adaptam para fazer outra coisa completamente fora do propósito, mas adaptado às suas necessidades. Isto é Hacking!

Um hacker informático é um especialista em sistemas, programação e/ou redes, que se distingue pela sua elevada curiosidade, ultrapassa os conhecimentos tradicionais, abre caminho e inova para obter acessos ou informações dentro de um perímetro informático.

Os hackers informáticos podem ser divididos em 2 grandes Categorias distinguindo o seu “Chapéu”:

White Hat Hacker [WHH] – Os WHH, também conhecidos como Ethical Hackers são especialistas em ciber segurança que ajudam organizações a identificarem falhas nas suas defesas informáticas. Não têm qualquer intenção maliciosa, nem usam os seus conhecimentos para proveito próprio, agindo sempre dentro da legalidade. Os WHH podem dividir-se em 2 subcategorias:

  • Blue Team – Equipa de WHH que defende perímetros/sistemas informáticos e garante que são mitigadas todas as vulnerabilidades e possíveis falhas para evitar ataques.
  • Red Team – Equipa de WHH que faz Penetration Tests (ataques autorizados) a perímetros/sistemas informáticos para encontrar falhas ou vulnerabilidades para que possam ser corrigidas antes de um possível ataque ou ameaça real.

Black Hat Hacker [BHH] – Este é o tipo de hacker mais famoso, conhecido como o hacker criminoso. É um especialista em ciber segurança que usa as suas habilidades para realizar acessos não autorizados e/ou indevidos a organizações ou a alvos específicos usando o resultado desse ataque para proveito próprio.

Há uma terceira categoria de hackers que são os Grey Hat Hacker [GHH] – GHH, também conhecidos como Vigilantes, são especialistas em ciber segurança que fazem intervenções não autorizadas, mas usam os seus conhecimentos e ataques para, por exemplo, alertar as organizações de falhas ou vulnerabilidades que tenham, tornar publicas informações sensíveis que possam estar a prejudicar grandes massas, ou mesmo deitar abaixo alguns Black Hat’s! Estes não deixam de ser criminosos porque todos os acessos não autorizados são crime!

See Also
Tecnologia como elemento facilitador da relação B2B no Mercado Farmacêutico

Depois destas categorias, surgiu uma feira de chapéus com todas as cores do arco iris para segregar ainda mais os tipos de hacker que existem. Mas isso já é outra conversa!

Dito isto, nem todos os Hackers são criminosos, o conceito de Hacking não deve ser encarado de uma forma fechada e negativa pois, mesmo sem qualquer conhecimento informático, todos temos uma veia de Hacker quando encaramos desafios com curiosidade, de forma autoditada e procurando as melhores soluções fora do convencional ou espectável!

Mais de João Figueiredo:

What's Your Reaction?
Like
14
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.