Now Reading
Go: A linguagem da inovação

Go: A linguagem da inovação

Go: A linguagem da inovação

No universo dinâmico e em constante evolução da programação, surgem regularmente novas linguagens projetadas para atender às demandas específicas da indústria de tecnologia. Uma linguagem que capturou a atenção de programadores e empresas em todo o mundo é o Go, também conhecido como Golang.

Neste artigo, vamos mergulhar na origem do Go, o seu propósito, os benefícios que traz, o papel que tem vindo a desempenhar em grandes empresas e infraestruturas modernas e o suporte disponível através da sua comunidade vibrante de programadores. Quer seja um programador experiente ou um principiante curioso na área da programação, espero que este artigo ofereça uma visão valiosa sobre o porquê de Go se ter tornado uma linguagem de programação tão influente e respeitada.

1. Origem do Go

Go, também conhecida como Golang, é uma linguagem de programação moderna criada em 2007 por Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson na Google para lidar com sistemas de software complexos e de grande escala.

O objectivo inicial dos criadores da linguagem era melhorar a eficiência na Google, contudo, a adopção de Go expandiu-se rapidamente para além da empresa. Com o tempo, a linguagem ganhou popularidade em diversos sectores e projectos, tornando-se um pilar fundamental no desenvolvimento de software moderno.

Pensada para combinar a eficiência das linguagens compiladas, como C e C++, com a facilidade de leitura e simplicidade de linguagens interpretadas, como Python e JavaScript. Isto resulta numa linguagem que oferece um balanço entre simplicidade, performance e developer experience. .

2. Vantagens do Go

O Go destaca-se pela sua performance. O tempo de compilação é rápido e o gestão de memória é eficiente para a maior parte das aplicações, proporcionando um desempenho ágil e previsível.

Embora todas as linguagens de programação apresentem os seus próprios benefícios e desafios, o Go destaca-se em vários aspectos chave. Linguagens como C e C++ são reconhecidas pelo seu alto desempenho, mas conforme a codebase e a equipa (incluindo a adição de novos membros) cresce, a manutenção e a expansão do código podem se tornar mais complexas. No entanto, o Go alivia muitas dessas dificuldades. Com sua sintaxe simples, o Go favorece a leitura e a manutenção do código, tornando mais fácil para novos membros da equipe se atualizarem rapidamente. Adicionalmente, a linguagem oferece suporte robusto para concurrency programing, o que a torna ideal para o desenvolvimento de sistemas e servidores.

Por último, a comunidade de Go é outro ponto forte da linguagem: é vasta, vibrante e altamente ativa que oferece uma excelente experiência para os developers assim como um grande número de recursos educativos disponíveis e projetos open e closed source com suporte profissional.

2.1  Comunidade e Suporte no Go

A crescente comunidade de programadores de Go, garante um amplo suporte para resolução de problemas, além de um constante fluxo de pacotes de terceiros e ferramentas auxiliares.

See Also
Dicas para o início da tua jornada em Power Platform

A comunidade Go também é conhecida por sua dedicação à melhoria e expansão da linguagem, o que resulta em atualizações regulares que melhoram a eficiência, a funcionalidade e a segurança. Além disso, o Go tem um ecossistema com uma abundância de recursos de aprendizagem disponíveis, que acolhe programadores de todos os níveis de experiência, oferecendo uma variedade de recursos que o tornam acessível a todos, desde iniciantes até aos mais experientes. A comunidade mantém um vasto repositório de tutoriais, webinars, documentação abrangente e exemplos de projetos de open source, proporcionando um ambiente propício para aprendizagem contínua e aprimoramento de habilidades.

3. Go nas Grandes Empresas e Infraestruturas Modernas

Go desempenha um papel significativo na infraestrutura tecnológica de muitas empresas líderes no mundo da tecnologia:

  • Google: O Go foi desenvolvido na Google, e, como tal, é extensivamente usado em várias de suas plataformas. Go é usado para melhorar a eficiência do processamento e para construir ferramentas internas na Google.
  • Uber: O Uber usa Go para alguns dos seus serviços mais críticos. Por exemplo, o serviço de geolocalização do Uber foi escrito em Go por causa de sua eficiência e capacidade de lidar com um alto volume de pedidos.
  • Netflix: O Netflix usa Go para certos aspectos da entrega de conteúdo e para alguns dos  seus microsserviços..
  • Twitch: A Twitch usa Go para várias partes de sua infraestrutura de back-end, incluindo alguns de seus sistemas de chat e a API do Transcoder.
  • Dropbox: O Dropbox migrou algumas partes de sua infraestrutura de Python para Go para obter melhor desempenho. Partes significativas de seus sistemas internos, infraestrutura de rede e servidores de arquivos agora são escritas em Go.
  • Docker e Kubernetes: Go é a linguagem principal usada no desenvolvimento do Docker e do Kubernetes, dois projetos open source que desempenham papéis fundamentais na modernização e escalabilidade da infraestrutura de TI em muitas organizações.
  • LinkedIn: O LinkedIn usa Go para alguns dos seus sistemas de back-end.

A capacidade do Go em lidar com a concorrência em alto nível é especialmente útil para empresas com grandes volumes de pedidos e que operam em grande escala. Essa característica torna-o uma excelente escolha para o desenvolvimento de microsserviços e infraestruturas na cloud.

Sem dúvida é uma das linguagens mais versáteis da atualidade, que coloca nas mãos de todos os tipos de programadores a capacidade de criar as ferramentas do futuro. É a combinação ideal entre simplicidade, praticidade e eficiência.

Já trabalhaste com C, Python ou Javascript? Então também já “sabes” Go 😛

What's Your Reaction?
Like
1
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.