Now Reading
O futuro do trabalho – Como trabalhar eficientemente em modo remoto

O futuro do trabalho – Como trabalhar eficientemente em modo remoto

O futuro do trabalho – Como trabalhar eficientemente em modo remoto

Na sociedade de hoje, a tecnologia permite-nos trabalhar a partir de qualquer ponto do país, ou mesmo do planeta bastando, na maioria dos casos, apenas um computador e uma boa ligação à Internet. Apesar de ter os seus desafios, o trabalho remoto permite fazer face a vários possíveis constrangimentos e épocas de crise como é o caso da presente crise mundial que atravessamos com a pandemia do COVID-19.

A meu ver, mesmo antes de termos sido impulsionados a adotar medidas de trabalho remoto de forma repentina, existia já uma tendência latente para o trabalho remoto se tornar uma realidade cada vez mais comum na vida das empresas associado ao desenvolvimento tecnológico e a uma crescente preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O trabalho remoto tem muitas vantagens e existem muitas ferramentas que permitem agilizar e organizar o trabalho em equipa com sistemas de comunicação texto, voz e vídeo integrados que serão sem dúvida potenciados nos anos que se seguem com o desenvolvimento das capacidades de realidade virtual e do 5G.

Enquanto CEO de uma empresa na área da tecnologia, praticava já uma política de dias de trabalho remoto mensais para os meus colaboradores e tinha mesmo equipas de consultoria internacional completamente adaptadas para o trabalho remoto em carácter permanente.

Como para muitos de vocês esta é, no entanto, uma realidade completamente nova deixo aqui algumas dicas e recomendações para vos ajudar a organizar e garantir um trabalho remoto eficaz:

See Also
Affinity difficulties challenges overcome development growth

  1. Ter um espaço próprio, agradável, confortável para trabalhar, onde possas estar concentrado e sem interrupções;
  2. Definir muito claramente e de forma ainda mais disciplinada os diferentes slots do dia, tais como fazer chamadas, atender chamadas, agendar reuniões, fazer follow-ups, fazer entrevistas, responder a pedidos de clientes, relaxar, ler, praticar atividade física etc;
  3. Caso trabalhes em equipa, fazer scrum meetings diários logo pela manhã. Estas reuniões podem durar apenas 5/10 mins mas são de extrema importância para discutir os assuntos/tarefas que têm em mãos e alinhar as prioridades do dia;
  4. Registar os progressos semanais em ferramentas tua preferência. Há ferramentas próprias que podem ser bastante úteis para quem trabalha remotamente, podes explorar estas ferramentas ou usar simplesmente o e-mail para registar desenvolvimentos e partilhá-los com a tua equipa;
  5. Retornar chamadas, mensagens, áudios ou vídeos com brevidade. Caso percas a chamada de um colega retorna rapidamente o contacto, à distância é importante mostrar-nos ainda mais disponíveis pois estamos mais sensíveis ao passar do tempo quando estamos a trabalhar à distância;
  6. Privilegiar os contactos em videoconferência ao invés de audio-conferência. De forma a diminuir sentimentos de isolamento e promover uma maior proximidade entre as pessoas e clareza da comunicação;
  7. Para assuntos prioritários optar pelo telefone para uma rápida resolução;
  8. Indumentária profissional (mas descontraída!) mesmo em modo remoto. Se trabalhamos remoto não temos de seguir um dress code específico, mas o meu conselho é deixar de fora as pantufas e os robes e ser disciplinados até na forma como nos vestimos de forma a criar uma auto-percepção de que estamos nas horas de produtividade do nosso dia;
  9. Fazer pausas regulares para água, café, ler, fazer exercício ou pôr a conversa em dia com algum colega sobre próximo destino de férias ou jogo de futebol do fim de semana, é importante esticar as pernas e prever momentos de descontração que depois facilitam quando queremos retornar à concentração!
  10. Em remoto: comunicar, comunicar muito! Se estamos longe da nossa equipa e dos nossos colegas temos de garantir que nos mantemos alinhados e motivados comunicando muito regularmente quer seja para partilhar impressões mais informais quer para discutir ideias acerca da tarefa que têm em mãos.

Por último, acredito que quando o trabalho remoto é instituído de forma predominante devem ser dinamizados encontros presenciais entre as pessoas com alguma frequência, quer sejam estes encontros de carácter formal ou informal. É imprescindível desenvolver e reforçar os laços da equipa, fortalecer a cola entre as pessoas. Ainda não há tecnologia que substitua o valor e a força do contacto humano e a cultura de uma empresa é, sem dúvida, feita pela partilha de valores e pela entrega das suas pessoas.

Esta é, para muitos, uma nova realidade e cada um tem o seu ritmo e dinâmica de ajustamento às novas circunstâncias. Espero, por isso, que este artigo possa ser um apoio e contribuir para vos ajudar a ter dias produtivos e prósperos em trabalho remoto!

What's Your Reaction?
Like
1
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.