O Poder do Presencial numa era Digital
O Carlos é o Founder e CEO da Affinity. Formado…
Numa era digital em que imperam as interações online, em especial no mundo dos serviços baseado em capital intelectual, como as tecnologias e sistemas de informação, recomendo hoje mais do nunca, e antecipando o impacto das ferramentas de AI, todas as ocasiões possíveis para realizar reuniões ou follow-up’s de forma presencial.
Considero por demais fascinante a enorme capacidade que desenvolvemos desde o período de Covid em 2020 de nos ligarmos virtualmente. Conseguimos expandir o negócio global como nunca tinha sido possível, aumentamos o negócio de IT nearshore em Portugal de uma forma ágil, e oferecemos a flexibilidade aos nossos colaboradores de poderem trabalhar fora do escritório permitindo conciliar melhor os compromissos e objectivos profissionais, com a gestão pessoal e familiar.
Ao mesmo tempo, porém, nunca se viu tanta gente a sofrer de isolamento, situações de burnout, falta de conversas de café, sessões de feedback olhos nos olhos onde conseguimos ler muitíssimo melhor a comunicação corporal do nosso interlocutor. As relações e as decisões nunca foram tão voláteis como nos dias de hoje, baseando-se a meu ver mais na percepção por trás de uma comunicação como o Teams, do que no ser efectivo, de um cara à cara. Esta maior volatilidade tem impacto na operacionalidade da empresa e dos seus Clientes.
Os momentos presenciais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e no fortalecimento das relações humanas. A interação cara-a-cara oferece uma profundidade e uma qualidade de conexão que muitas vezes não são alcançadas por meios digitais. Vamos explorar como esses momentos podem impactar positivamente as relações profissionais?
1. Comunicação Não Verbal
A comunicação presencial permite o uso de linguagem corporal, expressões faciais e tom de voz, elementos essenciais para uma comunicação eficaz e empática. Esses sinais não verbais ajudam a transmitir emoções e intenções de maneira mais clara, reduzindo mal-entendidos, erros de comunicação e aproximando todos os stakeholders numa empresa desde clientes, managers, consultores ou candidatos.
2. Desenvolvimento Pessoal e Profissional
As interações presenciais são ideais para sessões de mentoria, onde a proximidade pode intensificar a aprendizagem e o crescimento pessoal. Adicionalmente a possibilidade de obter e oferecer feedback imediato em interacções presenciais é um fator crucial para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores da empresa, em particular dos mais jovens na organização.
3. Empatia e Conexão Emocional
O contato físico e a presença física criam oportunidades para uma conexão emocional mais profunda. Quando estamos fisicamente presentes, podemos sentir e responder às emoções dos outros de forma mais autêntica, facilitando a construção de empatia e compreensão mútua.
4. Confiança e Construção de Relacionamentos duradouros.
Estar presente fisicamente ajuda a construir confiança entre as pessoas. A confiança é um pilar essencial em qualquer relacionamento profissional, e encontros presenciais permitem a construção de credibilidade e segurança à tomada de decisão. A frequência e a qualidade dos encontros presenciais podem fortalecer os laços e solidificar a confiança. Uma vez esse laço construído, podemos então alternar entre momentos presenciais e momentos digitais sem prejuízo da operação.
5. Memórias Compartilhadas
Os momentos presenciais resultam frequentemente em experiências compartilhadas e memoráveis que servem como uma base para a relação. Essas experiências comuns criam um senso de identidade compartilhada, um reforço contínuo da cultura corporativa, e reforçam a conexão entre as pessoas.
6. Resolução de Conflitos
A presença física pode facilitar a resolução de conflitos, pois permite uma comunicação mais clara, autêntica e direta. As nuances das conversas cara a cara ajudam a dissipar tensões e a encontrar soluções mais rapidamente do que em interações virtuais. Conflitos resolvidos de forma mais célere impactam positivamente o negócio.
7. Atenção Plena
Nas interacções presenciais, as pessoas tendem a dedicar atenção plena umas às outras, sem as distrações comuns dos ambientes digitais. Essa atenção concentrada promove um sentimento de valor e respeito mútuo, o que se traduz num reforço do sentimento de confiança. O aumento de confiança traduz-se em mais e melhor negócio para a empresa.
8. Cultura e Contexto
As interações presenciais permitem a imersão em culturas e contextos diferentes, proporcionando um entendimento mais profundo e abrangente. Isso é especialmente importante em ambientes multiculturais, onde o contexto cultural pode influenciar a percepção e a interpretação das mensagens. Também é importante em contextos com dinâmicas colaborativas fortes e em constante mudança.
Importância na Era Digital
Apesar dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e colaboração digital, os momentos presenciais continuam a ser insubstituíveis no desenvolvimento das relações humanas em contexto profissional. Complementam as interações digitais e oferecem uma dimensão adicional de conexão que fortalece os laços pessoais e profissionais.
Adicionalmente, o mundo será suportado cada vez mais por ferramentas de AI para as tarefas facilmente convertidas em algoritmos. É uma questão de anos até serem todas convertidas para AI. Sabendo isso, o foco no desenvolvimento de relações profissionais olhos nos olhos nunca foi tão importante, bem como o desenvolvimento de todos os skills associados para alcançar a mestria na gestão de relações, sejam de liderança, sejam de gestão de equipas comerciais, por exemplo.
Em conclusão, a presença física enriquece as interações humanas, proporcionando uma conexão emocional e comunicativa que é essencial para o desenvolvimento de relações profundas e duradouras. Valorizando esses momentos, podemos cultivar relacionamentos mais significativos e satisfatórios.
Um sábio ditado italiano diz: «Não somos amigos até ao momento em que partilhamos uma refeição juntos.»
A magia acontece sobretudo quando as pessoas se reúnem, quando apertam as mãos, quando se cumprimentam, quando se olham nos olhos, quando sentem a energia e captam a química umas das outras, e quando constroem relações extraordinárias que geram resultados extraordinários a longo prazo em qualquer empresa que se quer grande!
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O Carlos é o Founder e CEO da Affinity. Formado em engenharia de computadores, passou por várias funções e experiências até concretizar o sonho de criar uma empresa de consultoria em IT assente na relação, nas pessoas e na affinidade. É com ambição e foco que o Carlos defende a sua posição no universo tech bem como no ténis de mesa!