Tecnologia como elemento facilitador da relação B2B no Mercado Farmacêutico



O Telmo é formado em programação de sistemas distribuídos JAVA…
O que é B2B?
B2B é a sigla da expressão em inglês “business to business”. O termo é utilizado para definir a oferta de produtos e serviços entre duas empresas, referindo-se assim, à dinâmica de negócio em empresas cujos seus principais ou únicos clientes são outras empresas.
No caso do ramo farmacêutico, o B2B traduz-se numa plataforma que visa conectar todas as empresas deste mercado numa solução única, permitindo, através da utilização da mesma linguagem, a ligação de todos os Stakeholders do setor.
Quais são as características do modelo B2B no mercado farmacêutico?
Apesar de não ser uma atividade visível ao público, como o varejo tradicional, o negócio B2B é bastante comum, costumando movimentar somas monetárias significativamente maiores do que os negócios B2C — o chamado business to consumer.
No entanto, este pode também tratar-se de um público alvo mais difícil de atingir e cativar. As iniciativas de marketing no B2B, por exemplo, serão totalmente diferentes do tipo de marketing aplicado em negócios B2C. Isto porque o processo de tomada de decisão passa por mais do que uma pessoa/entidade tornando o ato de fechar negócio mais complexo e também mais vagaroso.
Em compensação, pesquisas indicam que a relação comercial no mercado B2B tende a ser mais duradoura do que nas relações B2C.
O B2B no mercado farmacêutico não foge à regra, e para tal tem vindo a apostar no desenvolvimento de uma plataforma que consiste em centralizar todas as operações envolventes na logística do produto farmacêutico numa única ferramenta, disponibilizando os meios para:
- Controlar e monitorizar o produto durante as várias etapas da rede de distribuição;
- Criar relatórios operacionais com base nos pedidos realizados;
- Obter recomendações de compras e vendas com base no historial do produto e na evolução do mercado;
- Aumentar a visibilidade e transparência do mercado, levando à criação de novas relações comerciais e crescimento do mercado nacional;
- Economizar transações comerciais.
A abordagem para atingir os objetivos mencionados, passa pela definição de uma solução que seja capaz de:
- Funcionar com o Marketplace Farmacêutico através da promoção das relações comerciais, conferindo uma maior eficiência a todos os intervenientes do Mercado farmacêutico;
- Permitir às Farmácias encontrar todos os seus fornecedores numa plataforma única, integrada no seu software de gestão;
- Melhorar a avaliação da performance do negócio;
- Chegar a todos os stakeholders do setor, incluindo Grupos de Farmácias, através da diversificação de oferta, complementando a atual e criando valor;
- Definir o Protocolo de comunicação standard do circuito do medicamento;
- Providenciar uma ferramenta de marketing e comunicação para o contacto direto com as Farmácias;
- Disponibilizar uma plataforma única de abastecimento de todas as necessidades das Farmácias;
- Automatizar o circuito dos produtos;
- Funcionar como nova fonte de informação, permitindo gerar novos dados para estudos de caracterização do mercado, tendências e relação entre os atores;
Quais são os tipos de empresa B2B e como é que a tecnologia contribui para a sua cooperação?
Atualmente, e no que se refere ao mercado farmacêutico, as empresas B2B terão como público-alvo um outro empreendimento, que por sua vez lidará com o consumidor final/pessoa física. Temos como empresas intervenientes:
- Armazenistas – responsáveis pela distribuição do grosso de produtos farmacêuticos;
- Pré-Grossista – entidade com o qual os laboratórios contratualizam o seu processo logístico e de armazenagem, tendo habitualmente como consumidor final os armazenistas;
- Empresas associadas ao grupo ANF, como é o caso da HMR – Health Market Research que é a responsável por promover o serviço junto aos clientes.
A figura abaixo representa as formas de interação entre os tipos de entidades e o B2B.

No fundo esta imagem oferece uma visão geral sobre a solução de integração entre sistemas que é realizada por meio de troca de mensagens e através de operações disponibilizadas na forma de serviços WEB, traduzindo-se no modelo concreto da solução B2B. A partilha desta informação é dada por meio de uma interface web, que permite a qualquer uma das entidades ter um rastreio sobre essa comunicação.
A tecnologia pode assim assumir um papel agregador e potencializador das relações B2B no mercado farmaceutico, garantindo a integração de diferentes fases do processo de compra e venda e viabilizando uma otimização da comunicação entre os vários stakeholders. A cooperação entre empresas torna-se mais fácil e a relação mais transparente e eficiente.
What's Your Reaction?

O Telmo é formado em programação de sistemas distribuídos JAVA atualmente dedicando-se a B2B Operations and Production Control. Quando longe do computador é um amante da natureza, de desporto e de leitura. É também auxiliar de fisioterapia e massagista de profissão, área que exerce nas horas vagas!