Now Reading
Tecnologia como elemento facilitador da relação B2B no Mercado Farmacêutico

Tecnologia como elemento facilitador da relação B2B no Mercado Farmacêutico

Tecnologia como elemento facilitador da relação B2B no Mercado Farmacêutico

O que é B2B?

B2B é a sigla da expressão em inglês “business to business”. O termo é utilizado para definir a oferta de produtos e serviços entre duas empresas, referindo-se assim, à dinâmica de negócio em empresas cujos seus principais ou únicos clientes são outras empresas.

No caso do ramo farmacêutico, o B2B traduz-se numa plataforma que visa conectar todas as empresas deste mercado numa solução única, permitindo, através da utilização da mesma linguagem, a ligação de todos os Stakeholders do setor.

Quais são as características do modelo B2B no mercado farmacêutico?

Apesar de não ser uma atividade visível ao público, como o varejo tradicional, o negócio B2B é bastante comum, costumando movimentar somas monetárias significativamente maiores do que os negócios B2C — o chamado business to consumer.

No entanto, este pode também tratar-se de um público alvo mais difícil de atingir e cativar. As iniciativas de marketing no B2B, por exemplo, serão totalmente diferentes do tipo de marketing aplicado em negócios B2C. Isto porque o processo de tomada de decisão passa por mais do que uma pessoa/entidade tornando o ato de fechar negócio mais complexo e também mais vagaroso.

Em compensação, pesquisas indicam que a relação comercial no mercado B2B tende a ser mais duradoura do que nas relações B2C.

O B2B no mercado farmacêutico não foge à regra, e para tal tem vindo a apostar no desenvolvimento de uma plataforma que consiste em centralizar todas as operações envolventes na logística do produto farmacêutico numa única ferramenta, disponibilizando os meios para:

  • Controlar e monitorizar o produto durante as várias etapas da rede de distribuição;
  • Criar relatórios operacionais com base nos pedidos realizados;
  • Obter recomendações de compras e vendas com base no historial do produto e na evolução do mercado;
  • Aumentar a visibilidade e transparência do mercado, levando à criação de novas relações comerciais e crescimento do mercado nacional;
  • Economizar transações comerciais.

A abordagem para atingir os objetivos mencionados, passa pela definição de uma solução que seja capaz de:

  • Funcionar com o Marketplace Farmacêutico através da promoção das relações comerciais, conferindo uma maior eficiência a todos os intervenientes do Mercado farmacêutico;
  • Permitir às Farmácias encontrar todos os seus fornecedores numa plataforma única, integrada no seu software de gestão;
  • Melhorar a avaliação da performance do negócio;
  • Chegar a todos os stakeholders do setor, incluindo Grupos de Farmácias, através da diversificação de oferta, complementando a atual e criando valor;
  • Definir o Protocolo de comunicação standard do circuito do medicamento;
  • Providenciar uma ferramenta de marketing e comunicação para o contacto direto com as Farmácias;
  • Disponibilizar uma plataforma única de abastecimento de todas as necessidades das Farmácias;
  • Automatizar o circuito dos produtos;
  • Funcionar como nova fonte de informação, permitindo gerar novos dados para estudos de caracterização do mercado, tendências e relação entre os atores;

Quais são os tipos de empresa B2B e como é que a tecnologia contribui para a sua cooperação?

Atualmente, e no que se refere ao mercado farmacêutico, as empresas B2B terão como público-alvo um outro empreendimento, que por sua vez lidará com o consumidor final/pessoa física. Temos como empresas intervenientes:

See Also
External Development Teams

  • Armazenistas – responsáveis pela distribuição do grosso de produtos farmacêuticos;
  • Pré-Grossista – entidade com o qual os laboratórios contratualizam o seu processo logístico e de armazenagem, tendo habitualmente como consumidor final os armazenistas;
  • Empresas associadas ao grupo ANF, como é o caso da HMR – Health Market Research que é a responsável por promover o serviço junto aos clientes.

A figura abaixo representa as formas de interação entre os tipos de entidades e o B2B.

Formas de interação entre os tipos de entidades e o B2B.
HMR (Health Market Research)

No fundo esta imagem oferece uma visão geral sobre a solução de integração entre sistemas que é realizada por meio de troca de mensagens e através de operações disponibilizadas na forma de serviços WEB, traduzindo-se no modelo concreto da solução B2B. A partilha desta informação é dada por meio de uma interface web, que permite a qualquer uma das entidades ter um rastreio sobre essa comunicação.

A tecnologia pode assim assumir um papel agregador e potencializador das relações B2B no mercado farmaceutico, garantindo a integração de diferentes fases do processo de compra e venda e viabilizando uma otimização da comunicação entre os vários stakeholders. A cooperação entre empresas torna-se mais fácil e a relação mais transparente e eficiente.

What's Your Reaction?
Like
1
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.