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Transformação Digital e a Industria 4.0

Transformação Digital e a Industria 4.0

Digital Transformation in the Industry 4.0

Quando é que as empresas começam a pensar que precisam de mudar os seus processos? A resposta é simples, geralmente começa quando a concorrência é alta e sentem que precisam de inovar rapidamente para garantir que se mantêm na liderança no seu sector, assim como o valor percecionado pelos seus clientes. Quando esta é a situação, profissionais em diversos níveis da organização sentem a necessidade de evoluir, desafiar o status quo e nesse momento novas ideias começam a surgir.

As organizações que insistem em não reconhecer que o seu principal ativo, as pessoas, estão a mudar, terão dificuldade em rever os seus processos e reconhecer o grande potencial trazido pelas novas tecnologias, uma vez que a transformação digital deveria ser uma iniciativa centrada no ser humano.

A transformação digital, e as tecnologias que a suportam, já se encontram numa fase interessante de maturidade para se tornarem as soluções do presente. É tempo de confiar nas suas capacidades e de avançar na sua implementação.

Para construir um itinerário de transformação digital bem-sucedido, é imperativo analisar e ter em consideração o estado atual do processo, estabelecer um objetivo e, a partir daí, construir uma viagem, que deve ser incremental e nunca descurar os famosos rácios financeiros. Numa explicação mais detalhada, é uma boa prática começar numa área específica, implementar e analisar os resultados de modo a poder tornar-se um caso de utilização dentro da empresa ou da indústria e ser um gatilho para a inovação em outros departamentos.

Um último tópico a ter em atenção: os holofotes são sempre colocados em iniciativas que podem ser disruptivas, mas que devem ser vistas como uma oportunidade de gerar um impacto positivo sobre os céticos. No entanto, um fracasso pode sempre levar ao descrédito e é por isso importante respeitar as várias etapas: envolver todos os interessados (desde operadores a membros de gestão), avaliar as soluções tecnológicas e parceiros, de acordo com um conjunto específico de critérios, e finalmente garantir uma implementação correta.

Covid-19 como força impulsionadora da Transformação Digital

A pandemia funciona como uma força propulsora, que ajuda as empresas a encontrar as suas fragilidades durante tempos incertos, percebendo assim o valor de ter em vigor as tecnologias mais recentes para as ajudar a tomar decisões melhores e mais informadas sobre as suas operações. De acordo com o estudo 2021 Global Digital Trust Insights da PwC, 40% dos CEO’s afirmam que as organizações que gerem aceleraram a iniciativa de transformação digital logo a partir dos primeiros três meses do estado pandémico.

A adoção foi acelerada para soluções de ganho rápido que ajudam as empresas a responder e a adaptar-se às novas normas (tais como rastrear a saúde dos colaboradores, impor a distância de segurança no chão de uma loja, e apoiar a colaboração remota). Instruções de trabalho digitais, assistência ao operador baseada na realidade aumentada, e casos de utilização que dependem da automatização simples e barata de reequipamento podem também tornar-se mais generalizados, independentemente da infraestrutura tecnológica existente nas empresas.

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A experiência da pandemia voltou a colocar a atenção nos ajustes da cadeia de fornecimento, dado o número de países que foram forçados a anunciar confinamento, com tempo limitado para adquirir o fornecimento de bens essenciais. Por conseguinte, acredita-se que as empresas e os governos irão considerar cada vez mais a possibilidade de deslocar alguma produção para mais perto de casa ou dos seus clientes após a crise. Isto representa uma mudança de paradigma no fabrico e pode também ter um impacto positivo na sustentabilidade das suas operações.

Esta é uma das principais razões para o próximo programa europeu (Horizon Europe) estabelecer como um dos principais objetivos, Re-industrializar a Europa, e obviamente, ser capaz de competir no mercado. Esta nova vaga de planos de fabrico terá de se basear nas tecnologias 4.0 e I4.0 e aplicar o seu próprio conceito de Fábrica Inteligente, de modo a tornar-se ágil, eficiente e rentável.

Nota: Este artigo é um excerto do whitepaper ‘The Industrial Race to Modernization’ que traça uma panorâmica abrangente e perspicaz sobre a Transformação Digital e a Indústria 4.0. Descarrega e lê aqui o documento completo para todas as informações úteis.

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