Melhores Práticas de Gestão de Redes Sociais



A Catarina faz parte da equipa de Marketing & Commms…
Numa realidade cada vez mais digital, as Redes Sociais tornaram-se uma ferramenta de comunicação essencial e eficaz para as marcas. Neste artigo, partilho insights e algumas das melhores práticas de gestão de redes sociais que podes implementar, e que são úteis na procura por atingir os teus objectivos no digital.
#1 Consistência no Branding e Mensagem
É fundamental que as publicações realizadas sejam coerentes, em diversos aspectos. Visualmente, devem ser utilizadas as mesmas tonalidades, logos, elementos, que fortaleça o reconhecimento da marca, ou até definir um filtro que facilite na edição, mas também, consistência e coerência na mensagem que pretendemos transmitir: que esteja alinhada com os valores da empresa/marca, seja uma comunicação autêntica e transparente.
#2 Engagement com o público
Uma “relação” de proximidade, bem como o envolvimento e interesse dos seguidores pelo conteúdo partilhado, está bastante dependente da credibilidade que lhe é oferida. É importante, em social media, que esta proximidade seja estimada, respondendo a comentários, mensagens, menções com prontidão e de forma oportuna. Assim como, encorajar qualquer interação, seja através de questões, polls, criação de conteúdo que incentive a resposta e na qual possam partilhar as suas opiniões.
#3 Qualidade do conteúdo
O conteúdo partilhado deverá de alguma forma acrescentar valo ao público, seja através de dicas, tutoriais, informações. Sendo que a informação partilhada deverá ser criteriosa. Qualquer que seja o setor no qual a empresa está inserido, o público é curioso e está numa contastante procura por novidades, pelo que será interessante corresponder.
#4 Agenda de Publicação Estratégica
Publicar quando o nosso publico-alvo está mais activo aumenta a nossa visibilidade, por isso é relevante estudar qual a melhor hora para publicar, tendo também em conta o “tipo” de conteúdo. E claro, publicar com regularidade, de forma a manter o publico envolvido e informado, mas sem o sobrecarregar.
#5 Analytics
Monitorizar o desempenho das publicações e analisar regularmente métricas de desempenho é importante para compreender qual o conteúdo que funciona melhor para nós e porquê. Esta monitorização, pode implicar ajustar a estratégia a pôr em prática: As informações recolhidas em análise podem e devem ser aperfeiçoadas de modo a cumprir melhor os nossos objectivos e as preferências do público.
Espero que esta lista de boas práticas de gestão de redes sociais te possa ajudar na construção de uma forte presença digital, promova engagement e principalmente te encaminhe a cumprir os teus objectivos de marketing.
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A Catarina faz parte da equipa de Marketing & Commms da Affinity, e é Pós-graduada em Marketing Digital. Valoriza o rigor e o trabalho em equipa e, quando está fora do escritório, projecta um dia perfeito na praia com a família! Talvez por ter nascido em pleno Verão! Em alternativa, uma tarde de Yoga também pode fazer as suas maravilhas.