A importância de ser “customer-obsessed” para a eficácia do conteúdo digital



Formada em Ciências da Comunicação a Ana é assumidamente uma…
A internet está a tornar-se mais orgânica e intuitiva. Queres descobrir porque é que a tua própria experiência online enquanto cliente pode ajudar na criação de conteúdo de qualidade?
A transformação digital de processos e sistemas constitui atualmente a base de todos os negócios. Para alguns, essa necessidade surge com a pandemia mas para um gestor de conteúdos, esta permanente inovação não é uma novidade. Desde o início da expansão das redes sociais, blogs e outros meios de produção de conteúdo acessíveis a todos os utilizadores da web – que ganharam acesso a um espaço comum onde podem fazer ouvir a sua voz – que se tornou claro que o criador, editor ou gestor de conteúdo se deve fundir com o mundo digital para assimilar primeiro as tendências, fazendo uso de ferramentas inovadoras para se destacar na multidão.
Qualquer atualização ou decisão tomada no que toca a conteúdo terá um impacto muito direto no potencial cliente, permitindo a conquista ou dissolução de públicos e, consequentemente, potenciais clientes/compradores. Para gerir conteúdo de forma proativa, é necessário estar em permanente escuta ativa – mais do que trabalhar de forma rotineira na edição e publicação de conteúdos, é crucial procurar interpretar tudo do ponto de vista do cliente.
Compreender os objetivos e posicionamento
Observar e fazer as perguntas certas é tão importante quanto ter em mente o tom e a voz da marca. Compreender o posicionamento do negócio e incorporar essa visão na execução das tarefas do dia-a-dia, por mais simples que sejam, conduzirá a uma maior coerência e sucesso. “Quais são as metas anuais / trimestrais?”, “Qual é o posicionamento da concorrência?”, “De que forma a minha marca/produto marca a diferença?”. Fazer perguntas e ouvir de forma ativa e com um olhar crítico apoia o processo de criação de conteúdo tornando-o legítimo, pertinente e direccionado ao consumidor.
Todos somos consumidores online – um facto que joga a teu favor
As experiências individuais como consumidores online são como uma segunda pele para um Gestor de Conteúdo. Dados, SEO e desempenho são essenciais para direcionar e adaptar estratégias mas assim o é também a nossa experiência pessoal. Se geres conteúdo convido-te mesmo a tornares-te “obcecado” por esta análise e descoberta sobre tudo o que é feito online. Pergunta a ti mesmo: “Quais os meus sites preferidos?”, “Quais oferecem a melhor experiência de compra?”, “Quando foi a última vez em que não me senti inteiramente confiante para proceder à aquisição de um artigo, talvez por não ter compreendido totalmente os detalhes técnicos do produto/serviço?”. A análise do nosso próprio comportamento não é tudo, mas é útil para compreender e adaptar a experiência do utilizador no sentido de atingir um objetivo. Esta análise crítica, juntamente com levantamento de dados, pesquisa e testes é uma contribuição valiosa para atingir objetivos. Mesmo durante o nosso tempo livre, nunca cessamos de SER digitais.
Prepara a produção de conteúdo e torna-te o teu melhor leitor
Após a Google ter anunciado a regra “E-A-T” em 2019 (Expertise – especialização, Authoritativeness – autoridade e Trustworthiness – confiança) como uma medida-chave para a ranking de uma página web no motor de busca, há uma questão que se torna incontornável: “Será que eu, como utilizador, continuaria a ler/navegar nesta página?”. No meio de todo o trabalho de produção e expectativas do cliente, os gestores de conteúdo, designers e copywriters podem acabar por não colocar esta questão e deixar-se envolver nas várias etapas de publicação e ciclos de feedback, acabando por ignorar o lema “qualidade acima de quantidade”.
Cada página deve servir um propósito ajustado ao potencial cliente, respondendo adequadamente a perguntas-chave, oferecendo contexto, esclarecimento de detalhes técnicos e demonstrando expertise, apresentando a empresa e os seus produtos/serviços de forma clara e precisa. Mais importante ainda: em toda e qualquer altura deve haver uma preocupação com a apresentação de conteúdo genuíno para pessoas reais. Tudo o resto, virá naturalmente.
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Formada em Ciências da Comunicação a Ana é assumidamente uma Digital trends addict, sempre a pesquisar sobre as últimas tendências do digital! É Content Manager e já produziu e geriu conteúdo sobre praticamente tudo: da Arte à Música, passando pela Gastronomia. Adora viajar e devorar cinema, aquela que confessa ser a sua forma de arte preferida.