Novas Formas de Aprendizagem num Mundo em Mudança



A Mafalda é Learning & Career Manager na Affinity. Formada…
Março de 2020 trouxe-nos a pandemia Covid-19 e a realidade conforme a conhecíamos deixou de existir. Ficámos confinados em casa, perdemos momentos importantes, estivemos longe daqueles que gostamos, deixámos de dar e receber um abraço especial, entre muitas outras coisas. Tivemos que adaptar a nossa vida, os nossos hábitos e comportamentos, um pouco de tudo na nossa vida, pessoal e profissional. Quase 2 anos e meio volvidos, é importante refletir sobre, não só o que a pandemia nos tirou, mas principalmente sobre o que a pandemia nos ofereceu e as oportunidades que criou. O conceito de Formação, e a forma como se adquire conhecimento, alterou drasticamente obrigando as empresas a adaptarem-se. Surge a necesidade de adaptação a novas formas de aprendizagem num mundo em mudança. A Formação à distância ganhou uma enorme popularidade permitindo às empresas continuar a oferecer valor, indo ao encontro do que colaboradores procuram e cumprindo as condições impostas pela necessidade de distanciamento social. Atualmente, numa fase pós pandemia, um novo desafio ganha expressão: a mudança dos comportamentos e motivações dos colaboradores.
“Com a necessidade de gerir o tempo da forma mais eficiente possível, são cada vez mais procuradas pelos colaboradores, opções de Formação assíncrona, como a Formação e-Learning.”
No pós-pandemia, procuramos otimizar o nosso tempo da melhor forma procurando, não só, recuperar o tempo perdido, mas gerindo as nossas responsabilidades e hobbies da melhor forma possível, no pouco tempo livre que temos. Na Formação esta tendência tem vindo a ter um impacto bastante expressivo levando a uma mudança de paradigma, no conceito e necessidades de Formação dos colaboradores. Nos dias de hoje, a tradicional Formação em sala é cada vez menos procurada e utilizada, nomeadamente no sector das Tecnologias de Informação, embora necessária e mais vantajosa em algumas situações.
Hoje em dia, o desafio das empresas é conseguir responder às necessidades dos seus colaboradores, não só no âmbito dos conhecimentos que necessitam desenvolver, mas também na forma como adquirem esses conhecimentos/aprendizagens. Com a necessidade de gerir o tempo da forma mais eficiente possível, são cada vez mais procuradas pelos colaboradores, opções de Formação assíncrona, como a Formação e-Learning.
Existem cada vez mais plataformas que oferecem todo o tipo de conteúdos, em que cada colaborador pode escolher, que conteúdos quer absorver e quando quer fazê-lo. Esta modalidade de Formação assíncrona permite que continue a existir um investimento na Aprendizagem e desenvolvimento de competências, mas cada um pode escolher quando e onde fazer um curso de Formação. É possível realizar a mesma Formação às dez da manhã, à hora do almoço, ou à noite antes de dormir. Podemos também fazer o mesmo curso, ou partes dele, as vezes que pretendermos, até absorvermos da melhor forma aquele conteúdo.
“Estas modalidades de Formação vêm reforçar a tendência para uma maior autonomia na Aprendizagem.”
Por termos uma vida cada vez mais ocupada, onde desempenhamos vários papéis e em simultâneo, é também cada vez mais difícil comprometermo-nos com horas fixas – por exemplo garantir que das 18H às 20H estaremos completamente focados numa Formação. Ficamos a trabalhar até mais tarde, vamos buscar os filhos à escola, temos compromissos – profissionais ou pessoais – paralelos ou porque simplesmente estamos cansados e não será produtivo assistir a uma Formação naquela altura. Assim, o Microlearning vem ajudar a reforçarmos as nossas competências, em pouco tempo. Com cursos de pequena duração, 5, 15 ou 30 minutos, por exemplo, enquanto esperamos por uma consulta, no elevador, ou outro momento que nos seja oportuno, podemos aproveitar o nosso tempo investindo em desenvolvimento. Os cursos Microlearning permitem também o foco num conteúdo específico que queremos aprofundar, sem termos que assistir a outros conteúdos introdutórios ou de contextualização, que fogem ao nosso objetivo.
Estas modalidades de Formação vêm reforçar a tendência para uma maior autonomia na Aprendizagem. No entanto, devemos ter em consideração que, muitas vezes será importante consolidar o que aprendemos de forma assíncrona, com modalidades síncronas, mediadas por um formador, que ajude a tirar dúvidas, ou a esclarecer algo que não ficou bem aprendido ou consolidado.
Cada pessoa é uma pessoa, todos somos diferentes e valorizamos coisas diferentes. Como tal, também na Aprendizagem temos que identificar que soluções são mais adequadas ao nosso estilo de vida. Com a necessidade crescente de acompanharmos a evolução tecnológica e do mundo, existem também cada vez mais opções para reciclarmos o nosso conhecimento, apostarmos no nosso upskilling (desenvolvimento as competências que já temos) e reskilling (adquirir novas competências).
As alterações do conceito e formas de Aprendizagem num mundo em mudança são muitas, mas as ferramentas estão disponíveis, há que saber aproveita-las de forma proveitosa!
Mais de Mafalda Inverno:
What's Your Reaction?

A Mafalda é Learning & Career Manager na Affinity. Formada em Gestão de Recursos Humanos, a Mafalda trabalha no sector das TI desde 2012 e aproveita todo o seu tempo livre para passar momentos de qualidade com os seus seres preferidos: a sua família, amigos e o seu gatinho Leo!