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Soft-skills na era da Inteligência Artificial e Chat GPT

Soft-skills na era da Inteligência Artificial e Chat GPT

Soft-skills na era da Inteligência Artificial e Chat GPT

No cenário empresarial atual, em todo o mundo, estamos a assistir a uma transformação significativa impulsionada pela tecnologia e digitalização que se reflete progressivamente na forma como encaramos o mercado de trabalho e as nossas funções. Neste contexto, as empresas estão a reconhecer cada vez mais a importância das soft skills, pelo contributo único que trazem e que dificilmente pode ser replicado ou substituído por máquinas.

Ao mesmo tempo, o surgimento do Chat GPT e outras formas de Inteligência Artificial está a redefinir a natureza do trabalho, exigindo uma análise mais profunda sobre a relação entre humanos e máquinas. Claro que as vantagens são inúmeras e o nosso trabalho ganha muito através da criação de sinergias entre a dualidade Humano-Máquina, que de dia para dia se vai aproximando cada vez mais.

Com esta reflexão, convém ressalvar que uma empresa, ao dia de hoje, não funciona exclusivamente com máquinas (ainda), por isso, as equipas e as suas inter-relações têm uma influência única nos objetivos que queremos atingir enquanto empresa. Não diminuindo a importância do conhecimento técnico, na Affinity definimos um conjunto de soft-skills como fatores diferenciadores e que nos permitem criar equipas ágeis e eficazes, orientadas para os objetivos da empresa e alinhados com a nossa cultura e ADN:

1. Comunicação Eficaz

A comunicação é das competências mais importantes que usamos no nosso dia-a-dia. Num ambiente em constante mudança, saber interpretar e adaptar a nossa comunicação aos nossos interlocutores, sejam eles colegas, clientes, candidatos, é essencial. Na Affinity utilizamos também o DiSC como ferramenta auxiliar, que permite um maior auto-conhecimento, bem como interpretação do estilo comportamental dos outros, tornando as nossas equipas cada vez mais adaptáveis. Aliado a isso, promovemos a comunicação empática, que representa um dos nossos valores mais importantes, a Affinidade.

2. Inteligência Emocional e Resiliência

Num mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, a inteligência emocional traduz-se na capacidade de lidar com imprevistos, resolver problemas complexos e gerir emoções de forma eficaz, permitindo às equipas atingirem níveis de colaboração positivos e produtivos. Esta é uma ferramenta essencial na construção de relações profissionais saudáveis, sobretudo em cargos que envolvam liderança e gestão de equipas, sendo transversal também a outros cargos na organização.

3. Pensamento Crítico

A capacidade de analisar situações, identificar desafios e conceber soluções criativas é uma soft-skill fundamental num mundo em que as tarefas rotineiras são cada vez mais automatizadas. O pensamento crítico permite aos nossos colaboradores abordar problemas complexos de maneira única e encontrar abordagens inovadoras, que nos permitirão estar um passo à frente.

4. Trabalho em Equipa

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Muitos projetos e tarefas exigem a colaboração de várias pessoas com diferentes conjuntos de aptidões e conhecimentos. A capacidade de trabalhar em equipa permite que exista uma diversidade de perspetivas e ideias que podem levar a soluções criativas para desafios complexos. Trabalhar em equipa aumenta igualmente a eficácia, já que as tarefas são distribuídas e, permite também a cada membro desenvolver competências únicas através do conhecimento e aprendizagem com outros elementos. A inteligência artificial pode trazer muitas vantagens no nosso dia-a-dia, mas dificilmente substituirá esta competência ímpar que temos para nos relacionar com outros.

5. Adaptabilidade e Flexibilidade

Estamos a passar por uma das fases mais desafiantes do nosso mercado de trabalho, quer seja pela crise, quer seja pelo receio que um dia o nosso trabalho seja substituído por máquinas. Para responder a isto de forma prática, é cada vez mais relevante termos a capacidade de nos adaptarmos às mudanças, novas circunstâncias e desafios de forma eficaz. Já dizia o Charles Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” e esta é uma máxima que não conseguimos negar.

À medida que Portugal e outros países se adaptam à era da automação e à presença do Chat GPT, as empresas valorizam cada vez mais as soft skills como um fator diferenciador. Comunicação eficaz, inteligência emocional/resiliência, pensamento crítico, trabalho em equipa e adaptabilidade/flexibilidade, são competências que definem profissionais bem-sucedidos num mundo em constante mudança. Ao mesmo tempo, a automação não deve ser encarada como uma ameaça, mas sim uma oportunidade para os profissionais desenvolverem as suas capacidades únicas e colaborarem com as máquinas para atingir um novo nível de produtividade e inovação.

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