Now Reading
“Para os melhores há sempre lugar”

“Para os melhores há sempre lugar”

ines pompeu dos santos career development

Todos os clichés têm por base uma verdade amplamente aceite. Ouvimos e aceitamo-los sem pensar muito pois parecem não necessitar de muita análise. Mas hoje, desafio-vos a desconstruir, a traduzir este que sempre me acompanhou ao crescer: Para os melhores há sempre lugar. Será assim?

Pensar desta forma é, na minha opinião, antes demais empoderador. Coloca-nos como a personagem principal da nossa própria história. Como os detentores da receita para o nosso próprio sucesso. Isto pode causar também algum receio porque coloca invariavelmente em nós uma igual responsabilidade pelo insucesso e é por vezes, mais rápido culpar circunstâncias ou fatores externos.

Culpas à parte, acredito que sim, que para os melhores há sempre lugar, que somos detentores dessa capacidade de tomar as rédeas e, com o nosso esforço e empenho assumir o nosso lugar seja onde for. Acredito que, quando colocamos a nossa força, a nossa intenção na direção que nos faz realmente sentir realizados e felizes só pode resultar em sucesso. E porquê? Porque temos sempre tempo para o que gostamos, temos sempre força para o que nos faz feliz, temos sempre vontade de fazer mais e melhor daquilo que nos concretiza, e mesmo quando o tal ‘lugar’ parece pequeno/restrito/limitado ou até inexistente criamos formas e, se assim necessário, criamos o próprio ‘lugar’.

O ‘lugar’ que há sempre para os melhores não é um lugar singular, alcançável através de competição tóxica, mas antes, o ‘lugar’ que invariavelmente atingimos quando fazemos aquilo que nos faz realmente sentir concretizados.

“Os melhores” não nascem desta forma, e nem sempre são os melhores nos primeiros ou em definidos estágios da vida. O próprio conceito do que é ser ‘o melhor’ é elástico, discutível, limitador e subjetivo. Ainda assim, se entendermos por ‘melhor’ o ‘melhor de nós próprios’, procurando o nosso permanente desenvolvimento, evolução e aprendizagem vamos, decerto, caminhar no sentido do nosso ‘lugar’.

É aqui que acredito que reside a grande questão. O ser melhor não é ser contra o outro, é agir conforme a nossa vocação, colocarmo-nos inteiros naquilo que nos faz feliz. É isso que nos impele a procurar mais, aprofundar mais, querer saber mais, estar permanentemente em estágio de desenvolvimento para enriquecer o nosso conhecimento naquela área/questão. É essa vontade de constante aprendizagem e evolução que, acredito eu, faz de nós melhores pessoas e melhores profissionais seja em que área/indústria/profissão for.

See Also
objectives definition

Neste sentido, na minha opinião, o lugar que há sempre para os melhores não é um lugar singular, alcançável através de competição tóxica, mas antes, o lugar que invariavelmente atingimos quando fazemos aquilo que nos faz realmente sentir concretizados. Quando assim é, a curiosidade, o interesse, nunca acabam, a abertura, a vontade de aprofundar conhecimento apenas cresce, assim como a nossa capacidade de fazer face a qualquer desafio.

O resto… surge by default.

Mais de Inês Pompeu dos Santos:

What's Your Reaction?
Like
10
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.